Plano de classificação

Estrela do Lima

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Estrela do Lima

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/MPTL/CJPTL/015

Tipo de título

Formal

Título

Estrela do Lima

Datas de produção

1868-02-23  a  1868-11-08 

Dimensão e suporte

37 jornais

Produtor

Jornal "Estrela do Lima"

História administrativa/biográfica/familiar

O Estrella do Lima ainda no seu cabeçalho definia-se como um “periodico semanal, politico, noticioso e litterario" que publica 52 números por ano. Não obstante, publicou apenas 37 números impressos na tipografia do jornal “O Lethes”, na Rua do Castelo n.º 12. A redação ficava na Rua Cardeal Saraiva ao n.º 5, embora tivesse conhecido temporariamente como morada a Rua da Abadia n.º 1.Periódico impresso em 3 colunas, com uma secção de folhetim, e também anúncios.De salientar que outras localidades, ainda na segunda metade do século XIX, complementaram o nome dos seus periódicos com “Estrela” (Estrela de Caminha. Caminha, 1882).

Âmbito e conteúdo

Título: Estrella do LimaResponsabilidade: red. e ed. António José AlvesPublicação: Ponte de Lima: Tipografia do «Lethes»Periodicidade: SemanalAssuntos: Fundo Local / Ponte de Lima / Portugal / Publicações em sérieExistências: 1-37Procedência: Arquivo Privado da Casa de Nossa Senhora da Aurora; Município de Ponte de Lima

Condições de acesso

Comunicável, sem restrições legais - artigo 38º do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.

Condições de reprodução

A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução.Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.

Instrumentos de pesquisa

Catálogo de Jornais do Arquivo Municipal de Ponte de Lima.

Notas de publicação

Referência bibliográficaLEMOS, Miguel Roque dos Reis – Anais Municipais de Ponte de Lima. Ponte de Lima: Rotary Clube de Ponte de Lima, 2003. ISBN 972-9051-18-6. p 160.
Referência bibliográficaRAFAEL, Gina Guedes; SANTOS, Manuela (org. e coord.) – Jornais e revistas portugueses do século XIX. Lisboa: Biblioteca Nacional. 2002, Vol. II 972-9051-18-6. p 171.