Serviços

As seguintes opções permitem conhecer os serviços prestados pelo Arquivo, assim como submeter eletronicamente pedidos ao Arquivo. Entre estes, incluem-se pedidos de reprodução, emissão de certidões, reservas de documentação para consulta na sala de leitura, etc. Para efetuar um pedido deverá registar-se na plataforma. O seu registo permitir-lhe-á consultar o estado dos seus pedidos, receber as respostas aos mesmos e, de um modo geral, comunicar com o Arquivo.

Serviços em-linha

Os seguintes serviços podem ser requeridos e respondidos recorrendo exclusivamente a canais digitais.

Reprodução
Este serviço permite solicitar a reprodução de documentos em suporte digital ou papel.
Pesquisa de informação
Este pedido permite solicitar ao arquivo a localização de documentação com base em informação escassa ou incompleta.
Consulta documentação indisponível
Requerer o acesso a documentação que não se encontra disponível ao público ou que é de caráter reservado.
Informação/outros assuntos
Não encontrou um serviço adequado às suas necessidades? Utilize este serviço para comunicar com o Arquivo.

Serviços presenciais

O seguinte conjunto de serviços são prestados presencialmente no Arquivo, porém o seu pedido pode ser realizado de forma eletrónica

Consulta
Reservar um documento para consulta presencial na sala de leitura em data futura.

Serviços internos

O seguinte conjunto de serviços apenas estão disponíveis para os colaboradores da instituição

Empréstimo
Solicitação de documentação para consulta no exterior da sala de leitura.

Porque me preciso de registar?

Para poder usufruir desta plataforma de comunicação em-linha é necessário registar-se no sistema. O registo é essencial para identificar o utente, bem como para recolher os seus contactos para envio da documentação solicitada.

O registo nesta plataforma permite ao utente aceder aos vários serviços descritos nesta página. Após o registo, poderá submeter novos pedidos, analisar o estado dos seus pedidos pendentes, e aceder a um bloco de notas pessoal, útil para registar informação sobre as suas pesquisas.

Efetuar registo

A minha privacidade está salvaguardada?

O Arquivo compreende a importância da proteção da privacidade dos seus utentes. As informações recolhidas pelo Arquivo são utilizadas exclusivamente para facilitar a interação e a realização dos serviços prestados através desta plataforma. As informações recolhidas através da plataforma permitem ao Arquivo identificar o utente e os seus contatos para potencias envios de respostas a pedidos. Utilizamos estas informações para direccionar e melhorar os nossos serviços.

A nossa política é não fornecer, vender ou distribuir as informações recolhidas a partir desta plataforma a terceiros (excepto se exigido legalmente). Pode consultar a nossa política de privacidade aqui.

Já estou registado, como posso efetuar uma requisição?

Para efetuar qualquer um dos pedidos descritos nesta página, basta registar-se, autenticar-se e seguidamente clicar sobre o pedido pretendido. Posteriormente, a plataforma irá solicitar-lhe um conjunto de informações para que o possamos servir da melhor forma. Em caso de dúvida, contacte-nos através de qualquer um dos endereços disponibilizados no rodapé desta página.