Plano de classificação

Democracia do Lima

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Democracia do Lima

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Série   Série

Código de referência

PT/MPTL/CJPTL/012

Tipo de título

Formal

Título

Democracia do Lima

Datas de produção

1921-01-09  a  1922-05-21 

Dimensão e suporte

69 jornais

Extensões

0 Álbum

Produtor

Jornal "Democracia do Lima"

História administrativa/biográfica/familiar

O Democracia do Lima, que se assume como o “primeiro jornal abertamente republicano que se publica em Ponte de Lima”, foi fundado e dirigido por Teófilo Carneiro, poeta e escritor, em parceria com o Dr. Adelino Sampaio. O jornal editado por Guilherme Pereira de Castro seu proprietário. A sua redação estava sediada na Rua General Norton de Matos e era impresso na tipografia do próprio jornal.Publicava-se ao Domingo.

Âmbito e conteúdo

Título: Democracia do LimaComplemento de título: semanário republicano, com publicação aos domingosResponsabilidade: dir. Teófilo Carneiro / prop. e ed. Guilherme Pereira de CastroPublicação: Ponte de Lima : composto e impresso na tipografia da «Democracia do Lima»Periodicidade: SemanalAssuntos: Fundo Local / Ponte de Lima / Portugal / Publicações em sérieExistências: 1-69Procedência: Arquivo da Casa do Outeiro ; Município de Ponte de Lima

Condições de acesso

Protegido pelo «Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos». O que significa que a reprodução e utilização dessas publicações periódicas apenas é permitida no âmbito privado ou com fins pedagógicos ou de investigação.A menção dos responsáveis por essas publicações periódicas é obrigatória sempre que as mesmas forem utilizadas.O acesso e comunicabilidade dos originais atenderão ao seu estado de conservação.

Condições de reprodução

A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução.Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.

Instrumentos de pesquisa

Catálogo de Jornais do Arquivo Municipal de Ponte de Lima.

Notas de publicação

Referência bibliográficaMARTINS, José Cândido de Oliveira - Dr. Teófilo Carneiro: Jurista: Político republicano: Poeta de grande mérito. In ABREU, João Gomes de (coord.) - Figuras Limianas. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2008.ISBN 978-972-8846-15-2. p. 339.
Referência bibliográficaLEMOS, Miguel Roque dos Reis - Anais Municipais de Ponte de Lima. Ponte de Lima: Rotary Clube de Ponte de Lima, 2003. ISBN 972-9051-18-6. p 171.