António Ramos e Catarina Capa Yupange

Available actions

Reader available actions

 

António Ramos e Catarina Capa Yupange

Description details

Record not reviewed.

Description level

Section   Section

Reference code

PT/PV/APV/01ª GERAÇÃO

Title type

Atribuído

Date range

1543-11-17  to  1577-03-04 

Dimension and support

u.i.

Extents

118 Páginas

Producer

António Ramos e Catarina Capa Yupange, 1ª geração

Biography or history

António Ramos foi eleito, por D. Filipe, capitão nas partes das Índias de Castela, na cidade de Cusco, província do Perú e na cidade e costa de Cartagena «servindo nas guerras com muita gemte debaixo de minha bandeira que governava e mandava pelo que gozava de todolos previllegos e liberdades que gozão os capitães e fidalguos nas ditas partes das Imdias». E, ainda, foi general do mar do Sul e governador de Praças.

António Ramos terá passado das Índias Portuguesas para as Índias de Espanha, integrando o grupo de mercenários recrutados por Francisco Pizarro para a conquista do Perú.

Acerca de António Ramos e da confusão que se terá gerado pelo facto de este ter um neto igualmente apelidado de António Ramos [de Abreu] há o seguinte registo:

«Parece que havia dois Antonios Ramos no mesmo tempo e de Vitorinho foy famozo nas primeiras guerras das Indias de Hespanha para donde passou da India Portugueza e se não alcansa como depois foy capitam em Viana sendo velho. Dos serviços da India consta que por hua justificação aquy avensa em se dis fora senhor de vassalos no Perú».

Casou em primeiras núpcias com Ana Lima, na ilha de Santo Domingo, de quem teve a sua primeira e única filha Francisca de Lima, tendo morrido no parto.

Em segundas núpcias casou com Catarina Capa Yupange, natural da cidade de Cusco, na província do Perú, nascida cerca de 1500. Casaram na cidade de Cusco onde viveram alguns anos até à chegada de Álvaro de Abreu, genro de António Ramos, para casar com a filha deste, Francisca de Lima.

Internal structure/genealogy

António Ramos c.c. Ana Lima (1as núpcias)

Filha:

Francisca de Lima

António Ramos c.c. Catarina Capa Yupange (2as núpcias)