Câmara Municipal da Queijada

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Câmara Municipal da Queijada

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MPTL/CMPTL36

Tipo de título

Atribuído

Título

Câmara Municipal da Queijada

Datas de produção

1827-05-24  a  1835-06-30 

Dimensão e suporte

2 u.i. (1 livro, 1 caderno); papel

Entidade detentora

Município de Ponte de Lima

Produtor

Câmara Municipal da Queijada

História administrativa/biográfica/familiar

Chamado, já em 1285, Couto da Boalhosa e Queijada, o seu território abrangia as duas actuais freguesias do mesmo nome, situando-se ao norte do antigo concelho de Albergaria de Penela, próximo de Ponte de Lima.Cada um dos antigos coutos que o compunha, tanto Santo Estêvão de Boalhosa, como S. João Baptista de Queijada, pertencia à Ordem de Malta, sendo donatário de ambos o comendador de Chavão, da mesma Ordem, a quem competia a jurisdição no cível.No foro do crime, o couto pertencia ao julgado de Albergaria.No respeitante ao poder municipal dispunha de um juiz ordinário e dos órfãos por eleição anual do povo.Com a extinção da comenda de Chavão, o território viria a desmembrar-se, passando as suas freguesias a fazer parte do concelho de Albergaria de Penela.Mais tarde, suprimido o concelho de Albergaria de Penela, o que viria a ocorrer em 24 de Outubro de 1855, as duas freguesias foram anexadas ao de Ponte de lima, do qual fazem parte.

Sistema de organização

Organizado por séries e ordenado cronologicamente dentro das mesmas.

Condições de acesso

Comunicável, sem restrições legais.

Condições de reprodução

A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução.Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos.

Notas de publicação

Referência bibliográficaCAPELA, José Viriato - As freguesias do distrito de Viana do Castelo nas memórias paroquiais de 1758 - Alto Minho: memória, história e património - Monção: Casa Museu de Monção e Universidade do Minho, 2005.
Referência bibliográficaCOSTA, Américo - Dicionário Corográfico de Portugal Continental e Insular, vol. 12, Porto, Livraria Civilização, 1943, p. 1929-1949.
Referência bibliográficaCOSTA, António Carvalho da - Corografia Portuguesa e descrição topográfica do famoso Reino de Portugal..., 2ª edição, tomo 1, Braga, Tipografia de Domingos Gonçalves Correia, 1868, p. 235-236.
Referência bibliográficaHESPANHA, A. M. - As vésperas do Levianthan. Instituições e Poder Político. Séc. XVIII, vol. 2, Rio de Mouro, Ed. António Manuel Botelho Hespanha, 1986.
Referência bibliográficaLEAL, Augusto de Pinho - Portugal Antigo e Moderno, ed. fac-similada, vol. 8, Lisboa, Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 1990.
Referência bibliográficaRecenseamento dos Arquivos Locais. Câmaras Municipais e Misericórdias. Vol. 3 - Distrito de Viana do Castelo. Ministério da Cultura, IAN/TT, Inventário do Património Cultural Móvel, Lisboa, 1996, p. 238-239.