Câmara Municipal de Gondufe

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Câmara Municipal de Gondufe

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MPTL/CMPTL28

Tipo de título

Atribuído

Título

Câmara Municipal de Gondufe

Datas de produção

1515-05-01  a  1880-01-02 

Dimensão e suporte

19 u.i. (16 livros, 3 cadernos); 20,5 cm

Entidade detentora

Município de Ponte de Lima

Produtor

Câmara Municipal de Gondufe

História administrativa/biográfica/familiar

De origem bastante remota, S. Miguel de Gondufe aparece mencionada como freguesia, pela primeira vez, nas Inquirições de 1290.Cabeça do antigo couto do mesmo nome, os seus senhores eram, desde 1134, os arcebispos de Santiago de Compostela. A Casa de Bragança viria a adquirir o Couto e o seu senhorio no ano de 1426.Nunca lhe foi outorgado foral próprio, beneficiando, porém, do de S. Martinho, dado pelo rei D. Manuel, em Lisboa, em 2 de Junho de 1515.Gondufe constituiu, durante quatro séculos, um pequeno concelho com câmara própria governada por um juiz ordinário, que também servia nos órfãos, um vereador, um procurador do concelho, eleição trienal do povo por pelouro, a que presidia o ouvidor de Barcelos, meirinho e dois tabeliães.Com a extinção dos coutos, Gondufe viria a ser anexada ao concelho de Ponte de Lima, juntamente com os de Bertiandos, Correlhã, Souto e Feitosa, a requerimento do município perante a Câmara dos Deputados, em sessão de 3 de Dezembro de 1834.

Sistema de organização

Organizado por séries e ordenado cronologicamente dentro das mesmas.

Condições de acesso

Comunicável, sem restrições legais.

Condições de reprodução

A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução.Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.

Idioma e escrita

Português

Instrumentos de pesquisa

Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos.

Notas de publicação

Referência bibliográficaCAPELA, José Viriato - As freguesias do distrito de Viana do Castelo nas memórias paroquiais de 1758 - Alto Minho: memória, história e património - Monção: Casa Museu de Monção e Universidade do Minho, 2005.
Referência bibliográficaCAPELA, José Viriato - O Minho e os seus municípios: estudos económico-administrativos sobre o município português nos horizontes da reforma liberal. Braga, Universidade do Minho, 1995. p. 513-520.
Referência bibliográficaCOSTA, António Carvalho da - Corografia Portuguesa e descrição topográfica do famoso Reino de Portugal..., 2ª edição, tomo 1, Braga, Tipografia de Domingos Gonçalves Correia, 1868, p. 301-302.
Referência bibliográficaHESPANHA, A. M. - As vésperas do Levianthan. Instituições e Poder Político. Séc. XVIII, vol. 2, Rio de Mouro, Ed. António Manuel Botelho Hespanha, 1986.
Referência bibliográficaLEAL, Augusto de Pinho - Portugal Antigo e Moderno, ed. fac-similada, vol. 3, Lisboa, Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão, 1990, p. 309-310.
Referência bibliográficaMARQUES, José - Os Forais Manuelinos da Terra de São Martinho e de Souto de Rebordões. Ponte de Lima, Câmara Municipal de Ponte de Lima, 2006.
Referência bibliográficaRecenseamento dos Arquivos Locais. Câmaras Municipais e Misericórdias. Vol. 3 - Distrito de Viana do Castelo. Ministério da Cultura, IAN/TT, Inventário do Património Cultural Móvel, Lisboa, 1996, p. 237-238.
Referência bibliográficaVASCONCELOS, Francisco - O Couto de Gondufe. Apontamentos para a sua história. «Arquivo de Ponte de Lima», 3, 1982, p. 157-196.