Casa da Lage

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Casa da Lage

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/MPTL/ACL

Tipo de título

Controlado

Título

Casa da Lage

Datas de produção

1500  a  1991-04-17 

Dimensão e suporte

1.380 documentos, 616 fotografias

Extensões

11237 Páginas
1 Envelope
1 Livro

Entidade detentora

Arquivo Municipal de Ponte de Lima

Produtor

Casa da Lage

História administrativa/biográfica/familiar

Embora a Casa da Lage estivesse na posse dos seus antepassados, pelo menos desde o século XV, o primeiro Senhor que se lhe conhece foi Vasco Anes de Brito. Em 1877 com a morte de D. Maria do Carmo Pinto de Almeida e Meneses, filha de D. Guiomar Luísa de Sousa Machado e Belchior Pinto Barbosa de Almeida e Alexandria (7ª geração), extinguiu-se o ramo primogénito da Família Sousa Machado. D. Maria do Carmo Pinto de Almeida e Meneses sucedera aos seus irmãos na Casa da Lage e pensava deixar como única herdeira de todos os bens, sua afilhada D. Antónia Ribeiro Lima, que veio a casar com José Ribeiro Lima da Costa Azevedo, mas por imposição do pai desta, António Ribeiro da Silva, feitor da Casa, é ele próprio instituído herdeiro, com a condição de deixar a cota disponível à dita filha.Assim, por falta de geração legítima deste ramo da Família Sousa Machado, passaram estas casas, e respetivos bens, para a Família do Visconde da Barrosa, José Ribeiro Lima da Costa Azevedo (1851 - 1925), Senhor da Casa de Vila Meã em S. Martinho de Vila Frescainha, do concelho de Barcelos, solar da Família Costa Azevedo, onde nasceu a 08/07/1851.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Protocolo de colaboração assinado entre o Município de Ponte de Lima e os proprietários do Arquivo da Casa da Lage, representado pelo senhor Eng.º José Adolfo Coelho da Costa Azevedo, em 25 de outubro de 2019.

Sistema de organização

Organizado por séries e ordenado cronologicamente dentro das mesmas.

Instrumentos de pesquisa

Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos.

Unidades de descrição relacionadas

Casa de Sá

Notas de publicação

Referência bibliográficaAZEVEDO, José Adolfo da Costa (1984) - Doze anos após o tricentenário da Capela da Casa da Lage. "Arquivo do Alto Minho: Repositório de estudo e documentos regionais". Viana: [S.n.]. Vol. 29, Nº 9, pp. 155-168.
Referência bibliográficaAZEVEDO, José Adolfo da Costa (1986) - Sousas Machados, Senhores que foram da Casa da Lage. "Arquivo de Ponte de Lima". Ponte de Lima: Câmara Municipal de Ponte de Lima. pp. 261-270.
Referência bibliográficaAZEVEDO, José Adolfo da Costa (2001) - Correia Madriz Sá Sotomayor (subsídio para o estudo de uma família Limiana e sua ligação à Capela das Pereiras "Raízes & Memórias". Lisboa: Associação Portuguesa de Genealogia. pp. 51-86.
Referência bibliográficaAZEVEDO, José Adolfo da Costa (2008) - Carreia Madriz Sá Sotomayor. "Raízes & Memórias". Lisboa: Associação Portuguesa de Genealogia. pp. 231-242.
Referência bibliográficaAZEVEDO, José Adolfo da Costa (2009) - Peixotos do rego (subsídio para o estudo de uma família bracarense. "Raízes & Memórias". Lisboa: Associação Portuguesa de Genealogia. pp. 69-103.
Referência bibliográficaAZEVEDO, José Adolfo da Costa (2012) - A Casa da Lage contra a Mitra da Sé de Braga (uma questão de padroado). "Raízes & Memórias". Lisboa: Associação Portuguesa de Genealogia. pp. 51-82.
Referência bibliográficaAZEVEDO, José Adolfo da Costa (2012) - Subsídio para o estudo dos Macieis (de S. Lourenço de Durrães). "Raízes & Memórias". Lisboa: Associação Portuguesa de Genealogia. pp. 361-378.
Referência bibliográficaAZEVEDO, José Adolfo da Costa (2017) - Barbosas e Vieiras do concelho de Soaz. "Raízes & Memórias". Lisboa: Associação Portuguesa de Genealogia. pp. 347-380.
Referência bibliográficaAZEVEDO, José Adolfo da Costa (2017) - Barbosas e Vieiras do concelho de Soaz. "Raízes & Memórias". Lisboa: Associação Portuguesa de Genealogia. pp. 347-380