Ventura Malheiro Reymão Marinho Lobato Teles de Meneses

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Ventura Malheiro Reymão Marinho Lobato Teles de Meneses

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Subsecção   Subsecção

Código de referência

PT/MPTL/ACP/08ª GERAÇÃO-8.3

Tipo de título

Controlado

Título

Ventura Malheiro Reymão Marinho Lobato Teles de Meneses

Datas de produção

1810  a  1883 

Dimensão e suporte

u.i.

Extensões

2804 Páginas

Produtor

Ventura Malheiro Reymão Marinho Lobato Teles de Meneses (1822 - 1882)

História administrativa/biográfica/familiar

Filho de José Lopes de Calheiros e Meneses e de Clara Carolina Malheiro Lobato Teles de Meneses, nasceu a 24 de agosto de 1822 e foi batizado a 8 de setembro do mesmo ano na sua própria capela de São Francisco de Paula (atualmente conhecida como a Capela das Malheiras), onde foi padrinho António Taveira Pimentel de Carvalho, Comendador da Ordem de Malta, e madrinha Nossa Senhora do Desterro, tocando com a sua coroa a avó materna Teresa Vitória de Calheiros e Meneses. Foi Moço Fidalgo por mercê de D. João VI, alvará de 27 de Março de 1823, com exercício no Paço.Viajou desde muito cedo para lá das fronteiras de Portugal, tendo adquirido passaporte a 2 de agosto de 1850 para ir para Vigo e "daí para onde lhe convier". Foi, juntamente com o seu padrinho António Taveira Pimentel de Carvalho para Espanha e Reino Unido. Casou na freguesia de Carreço, a 4 de Julho de 1856, com D. Maria Cândida do Patrocínio e Sá Pinto, da ilustre casa da Torre de Lanhelas, atrás referida, que nasceu em 8 de Novembro de 1834, faleceu na casa dos Malheiro Reymão a 21 de Abril de 1918, e era irmã de Camilo de Sá Pinto Abreu Sottomayor, senhor da mencionada Torre (vide Sãs Sottomayor de Lanhelas).Foi convidado para ocupar um lugar na Junta do Governo em 1846 e posteriormente para fazer parte do Conselho Fiscal da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo em 1874. Em 1877 iniciou novamente uma viagem pela Europa, onde atravessou Espanha, França, Alemanha e Áustria com a finalidade de chegar a Roma e de lá obter a excomunhão. Permaneceu até finais de 1878 de onde viajou para Paris e em 1879 efetuou o regresso definitivo a sua casa: Não chegou a administrar a casa por falecer, antes de sua Mãe, na casa da Portela de Cima, na freguesia de Monserrate, desta cidade de Viana, no dia 30 de Abril de 1882.Faleceu a 30 de abril de 1882.

Estrutura interna/genealogia

Ventura Malheiro Reymão Marinho Lobato Teles de Meneses c.c. Maria Cândida do Patrocínio de Sá Pinto de MendonçaFilhos:- Ventura Malheiro Reymão Meneses e Sá (segue na Casa da Praça ou das Malheiras, em Viana do Castelo)- Maria Cândida do Patrocínio Malheiro Reymão Teles Calheiros de Meneses e Sá, Viscondessa da Torre c.c Alberto Feio da Rocha Páris, Visconde da Torre- José Malheiro Reymão c.c. Adelaide Amélia Lima de Espregueira, que segue- Maria Maximiana Malheiro Reymão c.c. António Leite Cardoso Pereira de Melo, 1º Visconde de Montedor

Unidades de descrição relacionadas

Viscondes da Torre António Taveira Pimentel de Carvalho

Notas de publicação

Referência bibliográficaMACHADO, José Sousa - Últimas gerações de Entre Douro e Minho : apostilas às árvores de costados das familias nobres de José Barbosa Canaes de Figueiredo Castello Branco. - Braga : Edição do autor, 1931-1932 . vol. II. Costado 121, Casa de Pomarchão (Ponte de Lima), p. 91
Referência bibliográficaArquivo Distrital de Viana do Castelo. Paróquia de Santa Maria Maior (Santa Maria) - Registo de Baptismos, 1817 - 1823, fl. 143v. (3.20.3.23)
Referência bibliográficaArquivo Municipal de Ponte de Lima. Casa de Pomarchão - Carta enviada por Teresa Vitória de Calheiros e Meneses a Cândido Rodrigues Alvares de Figueiredo e Lima, 1846-12-09. (ACP_7618)
Referência bibliográficaArquivo Municipal de Ponte de Lima. Casa de Pomarchão - Carta enviada por João Coelho de Castro Vilas Boas e Sá a Ventura Malheiro Reymão Teles de Meneses, 1846-12-09. (ACP_7967)