Ventura Malheiro Reymão Marinho Lobato Teles de Meneses

Available actions

Reader available actions

 

Ventura Malheiro Reymão Marinho Lobato Teles de Meneses

Description details

Record not reviewed.

Description level

Subsection   Subsection

Reference code

PT/MPTL/ACP/08ª GERAÇÃO-8.3

Title type

Controlado

Date range

1810  to  1883 

Dimension and support

u.i.

Extents

2786 Páginas

Producer

Ventura Malheiro Reymão Marinho Lobato Teles de Meneses (1822 - 1882)

Biography or history

Filho de José Lopes de Calheiros e Meneses e de Clara Carolina Malheiro Lobato Teles de Meneses, nasceu a 24 de agosto de 1822 e foi batizado a 8 de setembro do mesmo ano na sua própria capela de São Francisco de Paula (atualmente conhecida como a Capela das Malheiras), onde foi padrinho António Taveira Pimentel de Carvalho, Comendador da Ordem de Malta, e madrinha Nossa Senhora do Desterro, tocando com a sua coroa a avó materna Teresa Vitória de Calheiros e Meneses. Foi Moço Fidalgo por mercê de D. João VI, alvará de 27 de Março de 1823, com exercício no Paço.

Viajou desde muito cedo para lá das fronteiras de Portugal, tendo adquirido passaporte a 2 de agosto de 1850 para ir para Vigo e "daí para onde lhe convier". Foi, juntamente com o seu padrinho António Taveira Pimentel de Carvalho para Espanha e Reino Unido. Casou em 1856 com Maria Cândida do Patrocínio de Sá Pinto de Mendonça de quem teve quatro filhos.

Foi convidado para ocupar um lugar na Junta do Governo em 1846 e posteriormente para fazer parte do Conselho Fiscal da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo em 1874.

Em 1877 iniciou novamente uma viagem pela Europa, onde atravessou Espanha, França, Alemanha e Áustria com a finalidade de chegar a Roma e de lá obter a excomunhão. Permaneceu até finais de 1878 de onde viajou para Paris e em 1879 efetuou o regresso definitivo a sua casa.

Faleceu a 30 de abril de 1882.

Internal structure/genealogy

Ventura Malheiro Reymão Marinho Lobato Teles de Meneses c.c. Maria Cândida do Patrocínio de Sá Pinto de Mendonça

Filhos:

- Ventura Malheiro Reymão

- Maria Cândida do Patrocínio Malheiro Reymão Teles Calheiros de Meneses e Sá, Viscondessa da Torre

- José Malheiro Reymão c.c. Adelaide Amélia Lima de Espregueira

- Maria Maximiana Malheiro Reymão c.c. António Leite Cardoso Pereira de Melo, 1º Visconde de Montedor

Related material

Viscondes da Torre

Publication notes

MACHADO, José Sousa - Últimas gerações de Entre Douro e Minho : apostilas às árvores de costados das familias nobres de José Barbosa Canaes de Figueiredo Castello Branco. - Braga : Edição do autor, 1931-1932 . vol. II. Costado 121, Casa de Pomarchão (Ponte de Lima), p. 91
Arquivo Distrital de Viana do Castelo. Paróquia de Santa Maria Maior (Santa Maria) - Registo de Baptismos, 1817 - 1823, fl. 143v. (3.20.3.23)
Arquivo Municipal de Ponte de Lima. Casa de Pomarchão - Carta enviada por Teresa Vitória de Calheiros e Meneses a Cândido Rodrigues Alvares de Figueiredo e Lima, 1846-12-09. (ACP_7618)
Arquivo Municipal de Ponte de Lima. Casa de Pomarchão - Carta enviada por João Coelho de Castro Vilas Boas e Sá a Ventura Malheiro Reimão Teles de Meneses, 1846-12-09. (ACP_7967)